A importância da afetividade na educação infantil

A escola como centro da vida extra-familiar da criança, torna-se a base da aprendizagem se oferecer todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida. A inclusão no contexto escolar representa uma fase muito importante na vida da criança, pois abrange um seguimento de mudança que ela inicia a saída do aconchego do mundo familiar para iniciar algo novo.

Para muitas crianças como também para seus pais, esta fase pode tomar o aspecto de um caráter assustador, causando medo, ansiedade e insegurança, por isso, exige de ambos os lados um grande esforço para a adaptação.

Assim para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, e conseqüentemente no social, é necessário que haja um estabelecimento de relações interpessoais positivas, como aceitação e apoio, possibilitando assim o sucesso dos objetivos educativos.

A criança necessita sentir-se amada, respeitada, acolhida e ouvida para que possa dar origem ao aprendizado. E o professor é quem prepara e organiza a busca do interesse das crianças; a atitude desse profissional se manifesta na percepção e na sensibilidade aos interesses das crianças que, em cada idade, diferem em seu pensamento e modo de sentir o mundo.

Na educação infantil, a inter-relação do professor com o aluno é constante, na sala de aula, no pátio ou nos passeios, e o papel dessa aproximidade afetiva que se dá a interação com os objetos e a construção do conhecimento. A criança extrai suas vivências do contato com adultos e crianças. Se os que estão ao seu redor a tratam com carinho, reconhecem seus direitos e se mostram atenciosos, a criança experimenta um bem-estar emocional que auxilia o desenvolvimento normal da personalidade da criança e a formação de qualidades, um sentimento de segurança, de estar protegida.

A afetividade exerce um papel fundamental no desenvolvimento; afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral.É a mãe, portanto, que dá palavras para o bebê. E depois é a escola que continua a dar palavras para os alunos e possibilita a continuidade do seu desenvolvimento mental, em outro nível. Sem sentimento não há pensamento, porque não há possibilidade de dar significado à experiência emocional.

Lorena J. Urzúa Varela – CRP: 06/87162
Psicóloga – Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica.
Atendimento infantil e adulto.

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